Depois de se recusar a atender ao convite dos suíços para uma cúpula sobre a Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na reunião do G7 que haja uma conferência de paz para poder dar uma solução ao conflito que já dura mais de dois anos.
defendeu na reunião do G7 que haja uma conferência de paz para poder dar uma solução ao conflito que já dura mais de dois anos.
Lula, porém, insiste que a base do evento deve ser o acordo selado entre Brasil e China e que prevê um plano de paz que seria negociado numa reunião envolvendo as delegações tanto do Kremlin como de Kiev. "O Brasil condenou de maneira firme a invasão da Ucrânia pela Rússia", disse Lula."Já está claro que nenhuma das partes conseguirá atingir todos os seus objetivos pela via militar", afirmou."Somente uma conferência internacional que seja reconhecida pelas partes, nos moldes da proposta de Brasil e China, viabilizará a paz", completou.
Nos próximos dias, a Suíça receberá uma reunião com mais de 90 países para debater uma saída para a crise ucraniana. Mas não houve um convite aos russos, o que fez Lula desistir de ir ao evento. Na quinta-feira, o governo suíço voltou a pedir que o brasileiro estivesse na cúpula. Uma vez mais, ele se recusou, insistindo que não faria sentido um processo sem os russos.
South Africa Latest News, South Africa Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Lula e Putin conversam por telefone sobre guerra na UcrâniaLula defendeu que negociações de paz sobre o conflito envolvam Rússia e Ucrânia
Read more »
Em conversa com Putin, Lula defende negociação de paz entre Rússia e UcrâniaNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Read more »
Sem presença da Rússia, Lula não aceita ir à 'cúpula de paz' sobre UcrâniaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que não irá para a cúpula que está sendo organizada na Suíça, em junho, para debater um plano de paz para a Ucrânia.
Read more »
Brasil apoia cúpula de paz reconhecida por Ucrânia e Rússia, diz LulaPresidente também afirmou que continuará lutando por cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza
Read more »
Em conversa com Putin, Lula defende Rússia na negociação sobre UcrâniaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em conversa com o presidente Vladimir Putin, que a Rússia faça parte das negociações para que um acordo político possa ser encontrado no caso da guerra na Ucrânia.
Read more »
Em telefonema com Putin, Lula reafirma defesa de negociações de paz que envolvam Rússia e UcrâniaPor Lisandra ParaguassuBRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou ao presidente russo, Vladimir Putin, a defesa do Brasil de negociações de paz que envolvam os dois lados na guerra entre Rússia e Ucrânia, durante telefonema...
Read more »