BPI contribui com 324 milhões de euros para lucros do CaixaBank até setembro
O BPI contribuiu com 324 milhões de euros para os resultados do grupo espanhol CaixaBank entre janeiro e setembro, mais 29,3% do que no mesmo período de 2021, divulgou esta sexta-feira a entidade financeira.“, afirmou o presidente executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, numa conferência de imprensa em Valência, Espanha, sobre os resultados do grupo nos primeiros três trimestres do ano.
O presidente executivo do CaixaBank destacou ainda a taxa de morosidade no BPI, que é de 2%, “extraordinariamente baixa” tanto em Portugal, como em Espanha. O presidente executivo do CaixaBank acrescentou que, no entanto, a economia portuguesa “está a recuperar muito bem este ano” e “tem outra série de elementos positivos”, como uma taxa de desemprego “historicamente muito baixa”, além de um deéfice público “muito contido”.
O presidente executivo do banco considerou esta sexta-feira que “desta vez” o país está “mais bem preparado” do no passado e que os efeitos da crise atual serão “menos graves do que noutros países europeus” e do que em crises anteriores, nomeadamente, a de 2008. , destaca que a situação do mercado de trabalho é mais dinâmica e melhor do que em 2008 e que existe há dez anos um superavit nas trocas comerciais com o estrangeiro.